RN

QUESTÃO GANHA ATRAVÉS DO ADVOGADO RUY BARBOSA DE OLIVEIRA, A FAVOR DE GROSSOS

segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

QUESTÃO DE GROSSOS COM O CEARÁ

 


A ‘Questão de Grossos" começou no século XVIII, quando Rio Grande do Norte e Ceará não tinham definido suas fronteiras. O Ceará precisava do sal potiguar para poder fabricar suas carnes de sol. A Câmara de Aracati (Ceará) pretendeu além das de seu Estado, penetrando em terras do Rio Grande do Norte. Era a chamada "Questão de Grossos".
Em 1901, a Assembléia Estadual do Ceará elevou Grossos à condição de vila, incluindo no seu território uma vasta área do Rio Grande do Norte. Alberto Maranhão, governador do RN, protestou. Era iminente um conflito armado entre os dois Estados. Para evitar o agravamento da crise, a controvérsia foi levada para uma decisão, através do arbitramento. Na primeira fase, o resultado foi favorável ao Ceará. Pedro Velho, então, convidou Rui Barbosa para defender a causa potiguar. Essa defesa também contou com a participação de Augusto Tavares de Lyra. Como resultado, o jurista Augusto Petronio, através de três acórdãos, deu ganho de causa em definitivo ao Rio Grande do Norte, em 1920. A "Questão de Grossos" estava encerrada.


Extraído do Site:tribunadonorte.com.br

FONTE – SITE PMCE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
ESTE É 47º BLOGS DO STPM JOTA MARIA, GLORIOSA E AMADA POLÍCIA MILITAR DO RIO GRANDE

Arquivo do blog

QUESTÃO DE GROSSOS COM O CEARÁ

  A ‘Questão de Grossos" começou no século XVIII, quando Rio Grande do Norte e Ceará não tinham definido suas fronteiras. O Ceará preci...